Principal Movimento Agenda Localidades Downloads Livro de Visitas Fotos Fotos

Pensamento do dia


"Como um viajante que erra o caminho e, assim que se apercebe, rapidamente retorna à estrada correta, assim também você continue a meditar sem se fixar nas distrações." (São Pio de Pietrelcina)

terça-feira, 3 de agosto de 2010

O jovem em busca de sentido

Pe. César Augusto Worst
Meus queridos jovens!
Os anos finais da adolescência e os da juventude constituem uma fase de questionamento radical dos valores recebidos, da qual quase nunca está ausente a pergunta pelo sentido último da vida. E raramente os jovens se satisfazem com respostas medíocres, preferindo antes opções extremas.
Venho repetindo com insistência amorosa que a missão dos Movimentos jovens é sem dúvida ser um lugar onde os jovens aprendam a fazer a vontade de Deus. Por isso, cada um neste mês de agosto se perguntará se “o que eu quero” de fato combina com “o que Deus me fala no silêncio, no interior de minha consciência reta”. Sejamos sinceros diante de nós mesmos e de Deus. Não seguir a vontade de Deus é uma fonte de tremendras frustrações ou no mínimo desgostos.
Na cultura atual se busca viver o aqui e o agora como um fim em si mesmo, e ao mesmo tempo promove a satisfação imediata do prazer individual como sentido da existência. Imersos nesta cultura desde muito cedo, os jovens não podem senão experimentar a inquietude e a angústia de quem não encontra aqui, terra firme onde enraizar um projeto de vida aberto à esperança e à edificação de um futuro mais humano.
A Igreja renova constantemente o apelo à «conversão», ou seja, a mudar de uma vida centrada em si para uma vida que tenha os outros e, em última instância, a Deus, como centro e referência últimos. Uma vida assim ganha em sentido o que perde em sentimento de posse – e nela podem germinar as sementes da eternidade. Somente Cristo pode dar um sentido pleno à vida de cada um, de cada jovem.
«Que hei de fazer?...». A generosidade, a radicalidade e o desejo de verdade dos jovens não se compadecem com respostas a meias.
Por isso, minha pergunta se dirigirá diretamente às opções de vida num prisma vocação:
1)      Preparo-me conscientemente para a vida matrimonial com um amor limpo? Meu namoro me aproxima de Deus ou me afasta da Sua Graça? É o namoro uma preparação para o amor verdadeiro?

2)       (meninos e rapazes): Já me perguntei sobre a vocação para o sacerdócio como uma opção para mim? Busco a orientação conveniente para fazer um bom discernimento vocacional?

3)      Sinto-me chamado para a vida de solteiro(a) como uma séria opção de vocação ao serviço dos meus irmãos?

4)      Encanto-me com a vida religiosa e tenho desejos de assumir na vida em comunidade, nos diversos carismas das congregações (masculinas e femininas), a pobreza, castidade e obediência por amor a Cristo? 



O Pe. César está disponível aos jovens dos movimentos que quiserem fazer com ele “orientação vocacional”. Entre em contato:
Pe. César Augusto Worst
Rua Guató, 73
B. Primavera
93.340-640 – Novo Hamburgo/RS
Telefone: 51 – 3582.7252
Celular: 51 – 97019395

Nenhum comentário:

Postar um comentário