Principal Movimento Agenda Localidades Downloads Livro de Visitas Fotos Fotos

Pensamento do dia


"Como um viajante que erra o caminho e, assim que se apercebe, rapidamente retorna à estrada correta, assim também você continue a meditar sem se fixar nas distrações." (São Pio de Pietrelcina)

sexta-feira, 17 de setembro de 2010

O Seguimento de Jesus


«Se alguém vem ter comigo e não me tem mais amor que ao seu pai, à sua mãe, à sua esposa, aos seus filhos, aos seus irmãos, às suas irmãs e até à própria vida, não pode ser meu discípulo
     Sejamos sábios, seguindo Jesus com radicalidade

Jesus veio viver entre nós e nos ensinar a divina sabedoria. Ele nos aconselha: “tenha você cada irmão ou irmã como se fosse seu próprio coração. Amém a mim, amando seus irmãos e irmãs. A Eucaristia é a melhor acolhida que podemos dar a Jesus. Queiramos amar esse Jesus hoje. Busquemos essa divina força para poder a mar o próximo. Pai bondoso, em vosso Filho Eucarístico, “daí ao nosso coração essa vossa sabedoria”.

A sabedoria de Deus dá sentido a nossas vidas. E Jesus é sábio porque colocou o amor aos irmãos acima de tudo, acima até mesmo da própria vida. Por causa de nós, Ele renunciou a tudo e nos ama como se fôssemos seu próprio coração. Vamos assumir essa sua sabedoria, para sermos teus continuadores e discípulos.



A Palavra

Evangelho segundo S. Lucas 14,25-33.

Seguiam com ele grandes multidões; e Jesus, voltando-se para elas, disse-lhes:

«Se alguém vem ter comigo e não me tem mais amor que ao seu pai, à sua mãe, à sua esposa, aos seus filhos, aos seus irmãos, às suas irmãs e até à própria vida, não pode ser meu discípulo. Quem não tomar a sua cruz para me seguir não pode ser meu discípulo. Quem dentre vós, querendo construir uma torre, não se senta primeiro para calcular a despesa e ver se tem com que a concluir? Não suceda que, depois de assentar os alicerces, não a podendo acabar, todos os que virem comecem a troçar dele, dizendo: 'Este homem começou a construir e não pôde acabar.' Ou qual é o rei que parte para a guerra contra outro rei e não se senta primeiro para examinar se lhe é possível com dez mil homens opor-se àquele que vem contra ele com vinte mil? Se não pode, estando o outro ainda longe, manda-lhe embaixadores a pedir a paz. Assim, qualquer de vós, que não renunciar a tudo o que possui, não pode ser meu discípulo.»



A Mensagem

O Seguimento de Jesus

Estamos no Mês da BIBLIA. Ela é sempre uma luz em nossa caminhada cristã. Neste domingo ela nos fala do Seguimento de Jesus e suas EXIGÊNCIAS: Não é um caminho de facilidade, mas sim de renúncia...

O Evangelho aponta o "Caminho do Discípulo". (Lc 14,25-33) Jesus estava a caminho de Jerusalém... onde iria ser morto numa Cruz... O Povo o seguia numeroso, entusiasmado pela sua pessoa. Mas Cristo não era um demagogo, que fazia promessas fáceis, para atrair multidões a qualquer preço. Ele sabia que entre eles havia: Bons, desejosos da boa palavra... que buscavam sinceramente o Messias... Curiosos: em satisfazer o desejo de novidade... Interesseiros: na esperança de participar da glória e da fama... Inimigos: à espreita de uma ocasião para acusá-lo e condená-lo.

Sem medo de perder alguns simpatizantes, Jesus aponta TRÊS CONDIÇÕES para segui-lo:

1. DESAPEGO afetivo: aos familiares... até à própria vida: "Quem não 'odeia' o seu pai, sua mãe... até a própria vida, não pode ser meu discípulo..." ODIAR significa aqui: não priorizar os sagrados laços familiares, aos valores do Reino.

2. DISPONIBILIDADE em carregar a Cruz: "Quem não carrega a sua cruz e não caminha atrás de mim, não pode ser meu discípulo..." A CRUZ é a imagem que melhor sintetiza toda a vida de Cristo. O "Discípulo" é convidado a imitar o Mestre...

3. RENÚNCIA aos bens materiais: "Quem não renunciar a tudo o que tem, não pode ser meu discípulo..." Vivendo em função deles, não sobra espaço para Deus, nem relações de partilha e solidariedade com os irmãos... Seguir o Mestre, não deve ser uma atitude passageira, nascida num momento de entusiasmo, mas sim, uma decisão ponderada, amadurecida e coerente até o fim.

DUAS PARÁBOLAS ilustram essa verdade: Um RICO Senhor quer construir uma TORRE para proteger seus celeiros: O projeto requer sério planejamento e recursos econômicos... Um REI está para declarar GUERRA: Calcula as possibilidades do seu exército... senão negocia a paz... O Povo não podia se deixar levar pelo entusiasmo momentâneo, pelo contrário, devi calcular bem, se está em condições de perseverar... O seguimento de Cristo é... um caminho fácil, onde cabe tudo? Ou - um caminho exigente, onde só cabem os que aceitam a radicalidade de Jesus? A nossa Pastoral deve facilitar tudo, ou ir pelo caminho da exigência?

A grande maioria no nosso povo se diz "cristão"... seguidor de Cristo... recebe os Sacramentos de Iniciação... Reconhece os valores de Deus e da Fé... mas a vivência cristã deixa a desejar... Muitas vezes, ficamos felizes, quando vemos a igreja lotada... Mas qual é o verdadeiro motivo que leva muitas pessoas à igreja? Todos os que participam com entusiasmo das cerimônias solenes, das procissões, das romarias... estão realmente conscientes dos compromissos que a fé cristã envolve? O que nos diria a respeito, o Evangelho de hoje? Será que Cristo está mais interessado no número, ou na qualidade?

Há dois tipos de Religião: As REVELADAS: como a nossa... em que a Bíblia é a fonte de inspiração... É Deus que se revela e nós aceitamos o que essa revelação nos propõe... As CRIADAS: que foram inventadas pelos homens, segundo o modelo que mais satisfaz seu modo de pensar e de agir... Qual nos dá mais segurança de realizar o Plano de Deus? Uma religião mais fácil pode até ser mais atraente... mas certamente não será a mais fiel à proposta de Cristo... Estamos nós dispostos a ser verdadeiros Discípulos de Cristo, pelo caminho duro e exigente, que o evangelho de hoje nos propõe? Peçamos a Deus muita LUZ para compreender essa verdade... e muita FORÇA para sermos fiéis à escolha feita... Procuremos nesse mês dedicado à Bíblia, valorizar ainda mais a Palavra de Deus dedicando-lhe um tempo especial dentro do nosso dia, para uma atenciosa LEITURA ORANTE DA BÍLIA. Pe. Antônio Geraldo Dalla Costa - 05.09.2010

Nenhum comentário:

Postar um comentário