Principal Movimento Agenda Localidades Downloads Livro de Visitas Fotos Fotos

Pensamento do dia


"Como um viajante que erra o caminho e, assim que se apercebe, rapidamente retorna à estrada correta, assim também você continue a meditar sem se fixar nas distrações." (São Pio de Pietrelcina)

quinta-feira, 25 de fevereiro de 2010

Você Sabe? ...que a Quaresma é um desafio para todo cristão?

Gestos exteriores e a coerência das obras

A celebração da quarta-feira de cinzas ajuda-nos a entrar no clima da Quaresma, que é tempo de conversão e de renovação espiritual. Um rito altamente simbólico do início da Quaresma é a imposição das cinzas. Torna-nos humildes, conscientes de nossa fragilidade, por isso não pode ser um mero gesto ritual, mas deve tocar o nosso coração.

O profeta Joel nos adverte: "rasgai o coração e não as vestes" (Jl. 2,13). Quer dizer que os gestos exteriores devem corresponder sempre à sinceridade da alma e à coerência das obras. De fato, para que serve rasgar as vestes se o coração permanece distante do Senhor, ou seja, do bem e da justiça?

A Quaresma nos recorda também que a vida cristã é um combate incessante no qual devem ser usadas as armas da oração, do jejum e da penitência.
Lutar contra o mal, significa lutar contra qualquer forma de egoísmo, vontade de revidar à quem nos agride constantemente, valores desorientados, egocentrísmo ou falta de humildade do nosso irmão em Cristo, bem como tantos outros males que afrontam nossa alma.
É com humildade e paciência, com generosidade e perseverança que conseguiremos nos tornar testemunhas e apóstolos da paz.

De acordo com o Santo Padre, Bento XVI, a atitude dos discípulos de Jesus não é a vingança nem o ódio, mas "o caminho mais longo, mas mais eficaz do amor. Nas suas pegadas e unidos a Ele, todos nós devemos empenhar-nos na oposição ao mal com o bem, à mentira com a verdade, ao ódio com o amor".
O amor sempre, mas especialmente na Quaresma, deve transformar-se em gestos concretos para o próximo, principalmente os mais pobres e necessitados.


(Padre Nivaldo Piazza - Diocese Caxias do Sul)

Nenhum comentário:

Postar um comentário