Principal Movimento Agenda Localidades Downloads Livro de Visitas Fotos Fotos

Pensamento do dia


"Como um viajante que erra o caminho e, assim que se apercebe, rapidamente retorna à estrada correta, assim também você continue a meditar sem se fixar nas distrações." (São Pio de Pietrelcina)

sexta-feira, 1 de outubro de 2010

Você Sabe? ...que em Outubro celebramos a memória da Virgem Maria do Rosário?

No mês de outubro oferecemos dois motivos de oração e de reflexão: a memória da Virgem Maria do Rosário e o compromisso missionário.

A oração do Rosário é um meio doado pela Virgem Maria para que contemplemos Jesus e, ao meditar em sua vida, amá-lo e segui-lo cada vez mais fielmente. É a mensagem que a Virgem Maria deixou em suas diferentes aparições, em particular, na de Fátima ocorrida há 90 anos aos três pastorinhos, Lúcia, Jacinta e Francisco, onde se apresentou como «a Virgem do Rosário», recomendando com insistência a oração diária do Rosário, para alcançarmos o fim das guerras, paz nas famílias, nas nações e em todo o mundo.

A oração do Rosário ajuda-nos a recordar da verdade fundamental (Jesus Cristo) e a refletirmos sobre a mobilização que busca promover o anseio missionário em cada comunidade e a apoiar o trabalho de sacerdotes, religiosas, religiosos e leigos que trabalham nas fronteiras da missão da Igreja.

A palavra rosário ("Rosarium") vem do latin e significa "campo de rosas".

A rosa é uma flor que tem grande simbolismo cristão: é o símbolo das missões. Cada vez que se reza uma Ave-Maria é uma Rosa que se oferece a Nossa Senhora.

É na boca da tradição que se ouve "não há rosa sem espinhos", mostrando por um lado a sua beleza e perfume e por outro, as dificuldades e sacrifícios que lhe estão associados.

Na espiritualidade Mariana as rosas que formam o Rosário são as "Ave-marias".

O Rosário era, até há pouco tempo, uma coroa de 150 rosas, ou seja, de 150 Ave-marias, recitadas em honra de Nossa Senhora.

Na tradição Mariana, a oração do Rosário era dividida em três partes, cada qual com 50 Ave-marias. Aliás, foi por isso que se criou o nome "Terço", que é a terceira parte do Rosário.

No final de 2002, o Papa João Paulo II, na Carta Apostólica "O Rosário da Virgem Maria", convida a Igreja a iniciar o terceiro milênio com um novo dinamismo, lançando as redes em águas mais profundas, confiante no Cristo, como fim e sentido da história e luz do nosso caminho, através da introdução dos Mistérios Luminosos.

Sendo assim, um Rosário completo se divide agora em quatro partes de 50 Ave-marias. Cada uma dessas partes é dividida em cinco pequenas partes de 10 Ave-marias. Estas cinco partes são chamadas de "mistérios", porque ao se recitar as dez Ave-marias, contempla-se ou medita-se algum mistério da vida de Jesus. Esses vinte mistérios se dividem em cinco Gozosos, cinco Luminosos, cinco Dolorosos e cinco Gloriosos.

Como rezar o Terço:

Oração preparatória

Vinde, Espírito Santo, enchei os corações dos vossos fiéis e acendei neles o fogo do vosso amor. Enviai o vosso Espírito e tudo será criado, e renovareis a face da terra. Oremos: Ó Deus, que iluminais os corações dos vossos fiéis com as luzes do Espírito Santo, concedei-nos que no mesmo Espírito saibamos o que é reto e gozemos sempre de suas consolações. Por Nosso Senhor Jesus Cristo.

Oferecimento do Terço

Divino Jesus, nós Vos oferecemos este terço que vamos rezar, meditando nos mistérios da Vossa Redenção. Concedei-nos, por intercessão da Virgem Maria, Mãe de Deus e nossa Mãe, as virtudes que nos são necessárias para bem rezá-lo e a graça de ganharmos as indulgências desta santa devoção.

Creio em Deus

Creio em Deus Pai todo-poderoso, criador do céu e da terra; e em Jesus Cristo, seu único Filho, nosso Senhor; que foi concebido pelo poder do Espírito Santo; nasceu da Virgem Maria, padeceu sob Pôncio Pilatos, foi crucificado, morto e sepultado. Desceu à mansão dos mortos; ressuscitou ao terceiro dia; subiu aos céus, está sentado à direita de Deus Pai todo-poderoso, donde há de vir a julgar os vivos e os mortos; creio no Espírito Santo, na Santa Igreja Católica, na comunhão dos Santos, na remissão dos pecados, na ressurreição da carne, na vida eterna. Amém.

Depois, presta-se homenagem à Santíssima Trindade:

1) Com um Pai-Nosso;

2) Três Ave-Marias (a primeira em honra a Deus Pai que nos criou, a segunda a Deus Filho que nos remiu e a terceira, ao Espírito Santo que nos santifica);

3) Um glória ao Pai.


Ao final de cada Mistério reza-se um glória ao pai e a jaculatória: "Ó meu bom Jesus, perdoai-nos e livrai-nos do fogo do inferno, levai as almas todas para o céu e socorrei principalmente as que mais precisarem."


Mistérios do Rosário

MISTÉRIOS GOZOSOS (segunda-feira e sábado)

1. A anunciação do Arcanjo Gabriel à Nossa Senhora (convidando-a, a ser a Mãe de Jesus Cristo).
2. A visitação de Nossa Senhora a Santa Isabel.
3. O nascimento do Filho de Deus.
4. A apresentação do Senhor Jesus no templo.
5. A perda do Menino Jesus e o encontro no templo.

MISTÉRIOS DOLOROSOS (terça-feira e sexta-feira)

1. A Oração de Nosso Senhor no Horto da Oliveiras (agonia de Jesus Cristo);
2. A Flagelação do Senhor na casa de Pilatos;
3. A Coroação de espinhos;
4. O Caminho do Calvário carregando a Cruz;
5. A Crucificação e Morte de Nosso Senhor.

MISTÉRIOS GLORIOSOS (quarta-feira e domingo)

1. A Ressurreição de Jesus Cristo;
2. A Ascensão do Senhor.
3. A Vinda do Espírito Santo.
4. A Assunção de Nossa Senhora aos Céus.
5. A Coroação da Santíssima Virgem Maria como Rainha do céu e da terra.

MISTÉRIOS LUMINOSOS (quinta-feira)

1. O Batismo no Jordão;
2. A auto-revelação nas bodas de Cana;
3. O anúncio do Reino de Deus convidando à conversão;
4. A Transfiguração de Jesus no Monte Tabor;
5. A Instituição da Eucaristia, expressão sacramental do mistério pascal.

Nenhum comentário:

Postar um comentário