Principal Movimento Agenda Localidades Downloads Livro de Visitas Fotos Fotos

Pensamento do dia


"Como um viajante que erra o caminho e, assim que se apercebe, rapidamente retorna à estrada correta, assim também você continue a meditar sem se fixar nas distrações." (São Pio de Pietrelcina)

sexta-feira, 10 de agosto de 2012

Projeto Doação de Sangue

No último sábado, dia 4 de agosto, o grupo EJU participou do belo ato de doação de sangue no Hospital Regina, em Novo Hamburgo. Desta vez, cinco integrantes do movimento participaram da atividade, cujo objetivo é alimentar o banco de sangue da região, auxiliando pessoas que necessitam do mesmo quando se envolvem em acidentes, passam por cirurgias ou sofrem de doenças como hemofilia e câncer.

Ao contrário do que muitas pessoas pensam, o processo de doação é rápido e indolor. Ele pode ser realizado por pessoas saudáveis (sem doenças transmissíveis) entre 18 e 65 anos, as quais estejam acima de 50kg. Os homens podem doar até quatro vezes por ano, enquanto as mulheres podem doar no máximo três vezes por ano, devido a perda de ferro ocorrida no período menstrual.


Desvendando o mito

Algumas pessoas (mal informadas) ainda acreditam que a doação engrossa ou afina o sangue, e devido a isto pedem para doar uma pequena quantidade. Mas não esqueça que isto é apenas um mito! A doação não causa este tipo de efeito e também não faz o doador passar mal, afinal a quantidade coletada não prejudica o funcionamento normal do corpo.

Aqueles que sentirem-se motivados a participar da ação, podem entrar em contato com algum dos grupos do EJU ou comparecer diretamente no Hospital Regina, no primeiro sábado do mês (dia de coleta espontânea).

Enfim, lembre-se: doar sangue é doar vida a quem mais precisa!
  • Créditos:
  • Fernanda Antunes
  • EJU Diocese de Novo Hamburgo

Nenhum comentário:

Postar um comentário