Principal Movimento Agenda Localidades Downloads Livro de Visitas Fotos Fotos

Pensamento do dia


"Como um viajante que erra o caminho e, assim que se apercebe, rapidamente retorna à estrada correta, assim também você continue a meditar sem se fixar nas distrações." (São Pio de Pietrelcina)

quinta-feira, 25 de março de 2010

Cristão: aprenda a se inclinar

A liturgia nos convida, neste quinto domingo da Quaresma, para caminhar e quem é o grande exemplo de um homem curado? É aquele que se coloca a caminho, pois a cura total das nossas feridas não está programada para este mundo, só lá no céu teremos a cura total. Mas ninguém alcança a cura se não se prepara nesta caminhada.

Seria mágica se, sentados no sofá, com um balde de pipoca ao lado e com alguém nos abanando, nós ficássemos curados. Pode ser até que alguém nos ajude nesta cura, mas quem precisa fazer este caminho somos nós. É preciso ter coragem de se desprender das nossas culpas, é preciso esforço da caminhada de quem não se encontrou amparado em um ombro ou em uma bengala, mas quem se colocou a caminho, este sim alcança a cura.

A primeira leitura de hoje diz para não nos lembrarmos das coisas passadas, mas nós não fomos habituados a olhar e perceber as coisas novas, e nesta leitura ainda vem a promessa de que Deus nos abrirá uma estrada no deserto, se você esta seco, não esqueça que a estrada foi aberta no deserto quando Jesus passou quarenta dias lá e foi tentado, mas permaneceu de pé, firme!

A nossa culpa foi lavada, os nossos pecados foram lavados. E no final da primeira leitura ouvimos Deus dizer: “Este povo que eu criei para mim”. Se você quer saber quando alguém precisa de cura interior, eu respondo, é quando esquecemos que nós fomos criados para Deus. Ele diz:”Este povo eu criei para mim e este povo cantará os meus louvores”. Eu não sei qual música você tem cantado, se é a musica da lamentação, da dor, mas cadê o louvor? Você realmente precisa de cura interior, pois se você foi criado para cantar louvores a Deus e não canta, é porque algum problema tem aí.

Como conviver com aquela pessoa que não aguenta a si mesma? Um povo que vive uma crise de identidade, como tratar deste povo? Há pessoas que por mais que participem de retiros, com os melhores pregadores, não se sentem tocadas por Deus, acabam de participar de um retiro e vão pedir uma benção especial para o padre, parecem nunca estarem satisfeitas e menosprezam o que Deus faz. O tempo da cura é agora! A caminhada nos prepara, então voltemos os olhos para nossa história, pois assim reconheceremos que maravilhas conosco fez o Senhor!

Cura interior não é mágica, é caminhada, é conversão! E você também não pode achar-se o bom, porque já deu seus passos na sua cura interior. Qual é o modelo de homem curado? Temos São Paulo que foi um dos exemplos de homem curado, ele não teve medo do passado dele, mas soube usar o passado para ir cada vez mais para frente. Seu passado era como uma mola que o impulsionava para frente, quanto mais ele empurrava o passado para trás, mais era lançado para frente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário