Principal Movimento Agenda Localidades Downloads Livro de Visitas Fotos Fotos

Pensamento do dia


"Como um viajante que erra o caminho e, assim que se apercebe, rapidamente retorna à estrada correta, assim também você continue a meditar sem se fixar nas distrações." (São Pio de Pietrelcina)

quarta-feira, 13 de janeiro de 2010

Você Sabe? ...que Corpus Christi não é apenas uma comemoração que acontece na quinta-feira seguinte ao domingo da Santíssima Trindade?

"Tomai e Comei, isto é o meu corpo que é dado por vós".

É com estas palavras que o próprio Jesus Cristo, entrega-se à nós como alimento para a vida eterna.
E mais:

"Eu sou o pão vivo que desceu do céu. Quem comer deste pão viverá eternamente" (Jo 6,51).

A Missa é o ponto alto de nossa fé cristã; em cada missa o Senhor Jesus, se faz realmente presente e permanece vivo no meio do seu povo através da Eucaristia.

Até o Século XI, ninguém duvidava dessa realidade.

Mas a partir do surgimento dos "cátaros", uma seita que negava a real presença de Deus na partícula consagrada e a partir de outras idéias que negavam a divindade do Filho de Nazaré, começou-se a introduzir na Igreja Católica gestos como a elevação da hóstia na hora da consagração, os tabernáculos e os altares foram tomando seus lugares.

A festa de Corpus Christi, expressão latina que significa "Corpo de Cristo", foi instituída pelo Papa Urbano IV, em 11 de agosto de 1264. "Mas se tornou realmente popular a partir de sua confirmação", feita pelo Papa Clemente V, em 13 de novembro de 1312.

É celebrada sempre na quinta-feira seguinte ao domingo da Santíssima Trindade.

Isso porque, segundo os evangelhos sinóticos, a instituição da eucaristia se deu na noite de quinta-feira santa, na qual Jesus celebrou com seus apóstolos a ceia pascal e instituiu o memorial de sua paixão e morte, fatos que se concretizariam no dia seguinte.

No Brasil, a festa de Corpus Christi chegou com os colonizadores portugueses e espanhóis, e inicialmente, tinha uma conotação político-religiosa, pois, dias antes das procissões, as câmaras municipais exigiam que as casas de moradia e de comércio fossem enfeitadas com folhas e flores. Participavam do ato membros de todas as classes sociais, incluindo escravos e militares. Hoje, em várias regiões do País, e até no exterior, as procissões marcam a festa de Corpus Christi. O líder da Igreja local percorre as ruas levando o Santíssimo Sacramento no ostensório.A Adoração ao Santíssimo na Procissão de Corpus Christi, é a exaltação suprema de Jesus sobre tudo e sobre todas as realidades.

É Jesus vivo e presente na Eucaristia, que caminha com o seu povo. Ele que nos socorre em nossas fraquezas, preenche nossos vazios existenciais, dá pleno sentido ao nosso viver, caminha à nossa frente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário