Principal Movimento Agenda Localidades Downloads Livro de Visitas Fotos Fotos

Pensamento do dia


"Como um viajante que erra o caminho e, assim que se apercebe, rapidamente retorna à estrada correta, assim também você continue a meditar sem se fixar nas distrações." (São Pio de Pietrelcina)

domingo, 10 de janeiro de 2010

Você sabe? ...que Deus é amor?

Esplendidamente o Papa Bento XVI escreveu uma carta para nós que se chama "Deus é amor". Esta frase foi escrita pela primeira vez por São João em seu Evangelho.
Num tempo em que falar de amor torna-se algo tão banal e é tão fácil pronunciar esta palavra, perdemos a consciência de que a essência da vida humana é movida por este sentimento tão puro e tão ligado à vida e a Deus.
O amor compreende diversos níveis. O ato de amar entre amigos, irmãos, namorados ou casados, e de Deus para com o homem e a mulher são completamente diferentes. Num primeiro estágio o amor compreendido por "Filia" (do grego) é este laço que une os amigos, os irmãos. Num segundo momento este amor toma uma característica um pouco mais profunda, denomina-se "Eros"(do grego), manifestado na sexualidade humana pela afetividade e a genitalidade.
Deus é "Caritas" (do latim) é verdadeiro amor. Amor que se entrega totalmente, que não tem barreiras e que só quer o bem. Não pensa no mal. É caridade, como traz a raiz do próprio termo. Verdadeira caridade, não dá o que sobra, mas sempre o que o outro precisa.
Esta é a raiz que impulsionou o nascimento do Cristianismo. É a grande descoberta em ver um Deus que quer felicidade à sua criatura. Que não quer castigar e que não quer o legalismo, mas que acredita naquilo que criou e que ama profundamente. Somos a religião do amor, porque o seu Criador o é em primeiro lugar. Nenhuma outra religião acredita nisto porque não conseguiu experimentar, e nós experimentamos em Cristo, que morreu para nos dar esta prova.
Somos um povo novo, somos diferentes porque descendemos deste amor.

Clique aqui e leia a carta encíclica Deus Caritas Est

Nenhum comentário:

Postar um comentário